
Prevista para 2026, a missão lunar Artemis 2 da NASA já está com os preparativos a todo vapor.
+ Vestido de casamento de Melania Trump é colocado à venda no eBay
+ Polícia encontra iPad em rio e consegue solucionar série de crimes cometidos no Reino Unido
A missão marcaria a primeira vez em mais de 50 anos que a agência especial americana lançaria astronautas à Lua, mas sem pouso.
A ideia da missão é que a nave dê uma volta ao redor do satélite e volte para a Terra, apenas para testar os sistemas para futuras viagens.
Para o lançamento, que será feito do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a NASA usará o poderoso foguete Space Launch System (SLS).
Recentemente, a equipe técnica conectou o estágio central do veículo aos propulsores laterais, um passo importante nos preparativos para a missão.
Segundo a agência, o estágio central do SLS é responsável por armazenar o combustível principal do foguete, que mede 65 metros de altura.
A tripulação será composta pelo comandante Reid Wiseman, pelo piloto Victor Glover, pela especialista de missão Christina Koch, e por Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense (CSA).
Já que a Artemis 1, lançada em 2022, foi uma missão não tripulada, eles seriam os primeiros humanos a se aproximarem da Lua desde a missão Apollo, em 1972.
A Artemis 3, que levará astronautas à superfície lunar, já está nos planos da NASA e pode ser lançada no ano seguinte, em 2027.
Need a boost?
Teams lowered the @NASAArtemis II @NASA_SLS core stage onto mobile launcher 1 between the twin solid rocket boosters. The weight of the core stage is supported by the boosters, attaching with struts at several points. These struts that connect the hardware are… pic.twitter.com/ubs6cmo6uA
— NASA’s Exploration Ground Systems (@NASAGroundSys) March 25, 2025
Foto e vídeo: X @NASAGroundSys. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.